prelaziaitb@gmail.com   |   Fone:(93) 3518-2820
    • Prelazia de
    • ITAITUBA
  • Advento: Tempo rico de espiritualidade e crescimento

  • 30 de Novembro de 2015

Dom Frei Wilmar Santin, O.Carm.


O novo Calendário Romano Geral, aprovado por Paulo VI e válido desde 1º de janeiro de 1970, diz: “O tempo do Advento tem uma dupla característica: é tempo de preparação para a solenidade do Natal, em que se recorda a primeira vinda do Filho de Deus entre os homens e simultaneamente é o tempo no qual, através desta recordação, o espírito é conduzido à espera da segunda vinda de Cristo no final dos tempos”.

Dentro do ano litúrgico, portanto, é o tempo que antecede o Natal. Começa sempre no domingo seguinte à solenidade de Cristo Rei, ou seja, quatro domingos antes do dia 25 de dezembro. Por isso é um período de mais ou menos quatro semanas.

É tempo de preparação para o Natal. Todos nós estamos ou somos envolvidos pelo clima natalino. O comércio, com sua propagada, enche a TV e rádios com músicas típicas desta época com Papai Noel. Muita gente ainda manda e recebe cartão de natal. É época em que se compra presentes, roupa nova, prepara-se a ceia, programa-se visitas a parentes e amigos, etc... Muitas paróquias e instituições fazem campanhas para arrecadar cestas de natal e distribuí-las aos pobres. Em todas as igrejas católicas e em muitas casas se arma o presépio, a árvore de natal, etc. O clima natalino envolve direta ou indiretamente a todos no mundo ocidental. Cada um reage a seu modo e se prepara do seu jeito.

Mas qual seria a verdadeira preparação? A verdadeira preparação é aquela que nos ajuda a ter um encontro pessoal e um compromisso de vida com o Menino Deus. É aquela que nos faz crescer como pessoas na solidariedade, fraternidade e na fé.

Neste sentido, a Igreja nos apresenta algumas figuras bíblicas para nos ajudar na preparação. Em destaque estão: Isaías, João Batista, José e Maria

ProfetaIsaías é do Antigo Testamento. É um dos profetas que alimentou a esperança do povo com a promessa do Emanuel (cf. Is 7,13-17; Mt 1,22-25). É o profeta que, durante o exílio da Babilônia, levou a consolação e a esperança ao povo exilado. Anunciou a libertação, falou de um novo e glorioso êxodo e da criação de uma nova Jerusalém, reanimando assim os exilados. As principais passagens de Isaías são proclamadas como primeira leitura das missas durante o tempo do Advento num anúncio perene de esperança para as pessoas de todos os tempos. Seria uma boa preparação ler durante o Advento todo o livro deste grande Profeta.

João Batista foi “mais que um profeta” ou “o maior entre os que nasceram de mulher”, o mensageiro que veio diante d'Ele a fim de lhe preparar o caminho, anunciando a sua vinda (cf. Lc 7,24-30), pregando aos povos a conversão, pelo conhecimento da salvação e perdão dos pecados (Lc 1,76-77; 3,1-20). Ele é modelo de uma vida que espera pela realização das promessas de Deus, agindo, anunciando e preparando a chegada da salvação. João Batista é o modelo para que nos tornemos, no mundo de hoje, profetas do Reino, vozes no deserto e caminho que sinaliza para o Senhor, permitindo, na própria vida, o crescimento de Jesus e a diminuição de si mesmo, levando, por sua vez os homens a despertar do torpor do pecado. Ler e meditar as passagens evangélicas sobre João Batista é também algo que ajudará muito na preparação para o Natal.

José, esposo de Maria, o homem justo e humilde que aceita a missão de ser o pai adotivo de Jesus, também aparecerá algumas vezes nas leituras litúrgicas durante o Advento. Ao ser da descendência de Davi e pai legal de Jesus, José tem um lugar especial na encarnação, permitindo que se cumpra em Jesus o título messiânico de "Filho de Davi". José é justo por causa de sua fé, modelo de fé dos que querem entrar em diálogo e comunhão com Deus. Ele viveu intensamente na fé o período antes e depois do nascimento de Jesus. Por isso sua vida é um convite a vivermos também intensamente na fé este momento.

Maria é o principal modelo, porque foi a escolhida por Deus para ser a mãe do Salvador. Ela se torna modelo do coração que sabe acolher a Palavra e gerar Jesus. Ninguém mais do que ela viveu todo o processo da encarnação do Verbo. Não há melhor maneira de se viver o Advento do que nos unir a Maria como mãe, grávida de Jesus, esperando o seu nascimento. Assim como Deus quis o sim de Maria, Ele também espera o nosso sim para poder nascer e se manifestar no mundo; assim como Maria se “preparou” para o nascimento de Jesus, nós precisamos preparar-nos para vivenciar o Seu nascimento em nós mesmos e no mundo. Devemos preparar o nosso coração para que se torne o presépio onde Jesus nascerá novamente. Que ele cresça sempre em nós até atingirmos aquele estágio de comunhão com Cristo, como São Paulo escreveu: “Eu vivo, mas já não sou eu que vivo, pois é Cristo que vive em mim” (Gl 2,20).

Que Isaías, João Batista, José e Maria nos ajudem a vivermos o melhor Natal de nossa vida!

Image title


Desenvolvido por Cúria Online do Brasil cúria-online-do-brasil